As obras de restauro do Museu Ferroviário “Domingos Lage”, um dos marcos históricos mais emblemáticos de Cachoeiro, estão avançando na região central da cidade.

O edifício, datado do ano de 1903, serviu, por décadas, como uma importante estação ferroviária, e hoje está sendo completamente reformado para melhor abrigar um acervo que conta parte importante das memórias do município.

Com a ordem de serviço assinada no último mês de dezembro, as intervenções estruturais estão concentradas no telhado da estrutura, que está sendo completamente refeito.

Posteriormente, as obras avançaram para o interior do edifício, que será totalmente reformado, e receberá adequações de acessibilidade, como uma plataforma elevatória para acesso ao segundo andar. Também está prevista a instalação de um sistema de climatização. As obras devem ser executadas em 365 dias, contadas a partir da assinatura da ordem de serviço.

Para o investimento do restauro do imóvel, um patrimônio histórico e cultural que completou 120 anos, será aplicado quase R$ 1,2 milhão, em recursos do programa de Coinvestimento da Cultura – Fundo a Fundo, do governo estadual, obtidos com a aprovação de projeto apresentado pela gestão municipal.

“O Museu Ferroviário Domingos Lage tem uma representatividade histórica muito importante para nós, cachoeirenses. É o coração da cidade e um ponto de referência para os turistas. Por isso, sua restauração é um meio de preservar a memória de Cachoeiro, ao passo em que oportunizamos, às novas gerações, um espaço para conhecer melhor o passado do nosso município”, destaca Fernanda Martins, secretária municipal de Cultura e Turismo de Cachoeiro.