O ano pré-eleitoral desta vez segue um tanto quanto atípico na capital secreta. O que não está diferente são os boatos acerca das eleições que definirão o próximo prefeito, vice e vereadores de Cachoeiro.

Junior Corrêa, jovem herdeiro e bolsonarista convicto, está em campanha aberta. Suas agendas andam recheadas de visitas pelas comunidades e reuniões com lideranças. Se avaliarmos os números frios e o histórico recente da cidade, podemos dizer que o rapaz largaria na frente. Os cachoeirenses demonstraram, não só com manifestações, mas nas urnas, que têm preferência por candidatos de direita. É óbvio que Junior se aproveita deste dado e tenta seguir surfando esta onda, que talvez nem esteja tão mais alta.

O governo municipal, que não pode mais contar com Victor Coelho, já em seu segundo mandato, segue trabalhando, executando obras por todos os cantos da cidade, e sem dúvidas, no momento ideal definirá em quem vai depositar o importante apoio da máquina e o peso do PSB, sigla do governador Renato Casagrande.

Aliás, este é um dos boatos que rodam pelos grupos de política, cafés e botecos. Casagrande apoiaria um candidato que não estivesse no seu partido? Será que um dos nomes ventilados para ter o suposto apoio migraria de sigla?

Hoje temos as sinalizações de Allan Ferreira, Bruno Resende e Casteglione. Não precisa ser cientista político para diagnosticar que as candidaturas separadas não são interessantes para um projeto de continuidade.

Junior tem a tropa da direita, principalmente a mais radical, toda ao seu lado. Allan e Bruno que não exibem tão claramente seus posicionamentos, navegam em um ambiente parecido. Já Casteglione carrega a rejeição, mas também os aliados do PT.

Existe, além da disputa ideológica/partidária, um debate de ideias e de qualificação para o importante cargo de executivo municipal. Bruno em pouco tempo de mandato tem demonstrado uma atuação extremamente profissional na Ales, com alto poder de resolutividade, principalmente nos assuntos ligados a saúde.

Allan, amplia uma rede de apoio e diálogo que vem construindo desde os tempos na câmara, e não hesita em dizer que seu nome está à disposição dos cachoeirenses.

O petista Carlos Casteglione tem dois mandatos que servem como avaliação e modelo de gestão, e tem a seu favor o mandato atual do presidente Lula, que certamente lhe traria o discurso de fácil diálogo com o governo federal.

E aí, será que veremos cada um escolher o seu caminho individualmente, ou haverá um “todos contra Junior Corrêa”?

Para ajudar a termos um panorama atual mais preciso, o Instituto Acerte, empresa do Grupo MV, realizará a primeira pesquisa de opinião eleitoral na cidade. O trabalho será realizado no mês de julho e posteriormente divulgado aqui no Redação Capixaba.

Roberto Velasco
CEO do Grupo MV
Publicitário / Gestor Público / Especialista em Marketing Político e Comunicação Pública