O alerta foi emitido pela Marinha do Brasil. As temperaturas também podem cair no fim de semana, segundo previsão do Climatempo

O ciclone extratropical, atinge e causa grandes impactos no Sul do Brasil, está avançando em direção ao Sudeste e deve afetar o Espírito Santo a partir desta quinta-feira (13), de acordo informações do Instituto Climatempo.

A Marinha do Brasil emitiu um alerta amarelo para a faixa litorânea que se estende de São Sebastião, em São Paulo, até São Mateus, no norte do Espírito Santo. Segundo o comunicado, são esperados ventos de direção noroeste a sudoeste, com intensidade de até 74 km/h, entre a manhã de quinta-feira (13) e a tarde de sexta-feira (14).

O ciclone extratropical também deve provocar ressaca na faixa litorânea entre os estados de Santa Catarina e do Rio de Janeiro, de Laguna (SC) a Campos dos Goytacazes (RJ). As ondas poderão atingir até 4 metros de altura, com direção sudoeste a sudeste, da noite do dia 13 até a manhã do dia 15 de julho.

Além dos ventos intensos e da ressaca, uma frente fria se aproxima do Espírito Santo, trazendo mudanças bruscas no clima durante o fim de semana. A partir de sábado (15), o ar polar deve se intensificar e as temperaturas devem cair, especialmente nas áreas serranas.

Há previsão de chuva para o litoral capixaba no sábado (15), mas o tempo não ficará totalmente fechado. O restante do estado deverá ter um dia de sol com algumas nuvens. No domingo (16), a previsão é de tempo estável, com sol e poucas nuvens, sem chance de chuva.

Tempo nublado em Camburi. Foto: Patrícia Battestin