A Semana da Árvore é uma oportunidade para conscientizar a população sobre a importância das árvores para o meio ambiente e para a qualidade de vida. Pensando nisso, a Prefeitura Municipal de Marataízes promoveu uma série de ações de arborização na cidade, envolvendo servidores públicos, estudantes e moradores.

Uma das ações foi o plantio de mais de 12 mudas frutíferas e nativas nas futuras instalações do Centro de Atenção Psicossocial, ao lado do Ministério Público da cidade. O objetivo é criar um espaço verde e acolhedor para os usuários do serviço de saúde mental, além de contribuir para a preservação da biodiversidade local.

O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Antônio Carlos Sader, destacou que as ações da Semana da Árvore fazem parte de um projeto maior de arborização urbana em Marataízes. “Durante toda semana estivemos com ações pontuais que vão do plantio de mudas em pontos estratégicos da cidade até a atuação nas escolas municipais. Precisamos pensar numa Marataízes cada vez mais verde, arborizada e sustentável”, afirmou.

As escolas municipais também participaram da Semana da Árvore com atividades educativas sobre a importância das árvores para o equilíbrio ecológico, a produção de oxigênio, a prevenção da erosão, a regulação do clima, entre outros benefícios. Os alunos aprenderam sobre as espécies nativas da região, como o ipê, o pau-brasil, o jacarandá e o jequitibá, e receberam mudas para plantar em casa ou na escola.

A Semana da Árvore é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Marataízes, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com o Ministério Público, a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Saúde. A Prefeitura espera que as ações realizadas na Semana da Árvore sejam um incentivo para que todos os cidadãos se engajem na proteção e no cuidado com as árvores da cidade.