O Instituto foi fundado em 1999 e é mantido pela Suzano para contribuir com a construção de um hoje e amanhã melhores. O Ecofuturo se dedica à conservação de áreas naturais e à promoção do conhecimento e, entre os principais projetos, está a gestão do Parque das Neblinas, reserva ambiental de 7 mil hectares de Mata Atlântica.

São mais 1.200 espécies já registradas no local, sendo quatro novas para a ciência e 24 com algum grau de ameaça, 530 nascentes protegidas, Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.

A gestão do Parque das Neblinas foi reconhecida pelo Prêmio Brasil Ambiental 2006, da AMCHAM, na categoria florestas pela defesa e conservação da Mata Atlântica, recebeu também o Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza 2019, na categoria Melhor Exemplo em Biodiversidade, além do Prêmio Muriqui 2021, na categoria Pessoa Jurídica.

De acordo com as pesquisas já desenvolvidas, a área protege 23 espécies enquadradas nas categorias Vulnerável (VU) e Em Perigo (EN) das listas brasileiras de espécies ameaçadas de extinção, sendo 13 da flora e 10 da fauna.

Confira o vídeo sobre esta ação no Parque das Neblinas.