Dez empreendedores do Espírito Santo deixaram suas marcas na recente edição da Expo Favela, que aconteceu de 1º a 3 de dezembro, no Expo Center, em São Paulo. Entre os talentos do Estado, quatro são de Vila Velha e se destacaram como os principais protagonistas da economia solidária canela-verde durante o evento, que celebrou a inovação nos negócios.
 
A Expo Favela Innovation deu grande visibilidade aos empreendedores, às startups e aos talentos deste setor produtivo, pavimentando o caminho para parcerias estratégicas com investidores e o impulsionamento das vendas. E um dos grandes nomes que brilharam no evento foi a Fratelli Acessórios, fundada em 2016 pelo designer e artesão Jorge Luiz Dias Júnior Tessaro.
 
Com uma trajetória marcada por prêmios e reconhecimentos, Jorge não só criou a primeira marca de acessórios registrada no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) no Espírito Santo, como também se destacou na Expo Favela com sua coleção EScapulário. Trata-se de um linha de joias inspirada nas riquezas culturais e religiosas do Espírito Santo. As peças não apenas encantaram os presentes, mas também contribuíram para alavancar as vendas.
 
Outro talento de Vila Velha – a Ponte das Artes, representada pela artista Roseane Bispo, que atua no setor desde 2010 – vem transformando sua paixão pelo artesanato em esculturas e peças de decoração únicas, esculpidas em madeira. Sua habilidade dá vida às criações e promove a sustentabilidade com a reutilização dos materiais utilizados na confecção das peças de artesanato.
 
Já os empreendedores da D’Leite Confeitaria, liderados pelo casal Jessica Leite Rocha e Mateus Palmeira de Melo, levaram o sabor de Minas Gerais para Vila Velha, conquistando paladares com seu “cremosinho”, que é o carro-chefe das vendas. Com planos ambiciosos de criar uma confeitaria itinerante, Jéssica e Mateus desejam levar seu sonho a todos os lugares possíveis.
 
A marca Quitutes da Neusinha, de Terra Vermelha, é mais um exemplo do talento canela-verde para a gastronomia e a criatividade que obteve grande destaque na Expo Favela Innovation. Sidneusa Andrade, conhecida como Neusinha, levou para São Paulo quitutes criativos como o “bolinho de pela-égua”, que se tornou uma sensação no evento.
 
Além desses destaques, outros empreendedores capixabas marcaram presença na exposição, revelando a diversidade e o potencial do empreendedorismo capixaba na área da economia solidária.
 
A Expo Favela não foi apenas um evento, mas uma oportunidade única para nossos artesãos empreendedores estabelecerem novas conexões, expandirem seus horizontes e se conectarem com mais de 200 expositores de todo o Brasil, reafirmando o potencial e a criatividade dos artistas de Vila Velha no cenário nacional de negócios e inovação.