Começa nesta sexta-feira (22) e segue até o próximo domingo (24) o alerta vermelho, de grande perigo, para chuvas intensas em algumas cidades capixabas, principalmente da região Sul do Espírito Santo.

O aviso, emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), incluiu 31 municípios capixaba. Alguns, inclusive, já publicaram orientações à população sobre as consequências da chuva. 

A previsão é de chuva superior a 60 milímetros por hora ou maior que 100 milímetros por dia, além de ventos superiores a 100 km/h.

Há grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, de queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos, enxurradas e grandes transtornos no transporte rodoviário.

Em Afonso Cláudio, a prefeitura publicou um aviso aos moradores, com recomendações da Defesa Civil. 

“A Defesa Civil recomenda que, diante de qualquer indício de perigo, os moradores evacuem imediatamente o local e busquem abrigo em áreas seguras. Além disso, é importante evitar entrar em alagamentos, restringir deslocamentos pelas ruas durante o período do alerta e manter distância de postes, árvores e placas de sinalização. Em caso de emergências, a população pode contatar a Defesa Civil Municipal através do número 27 99922-7744”, diz a postagem.