Pré-candidatos a prefeito pelo Podemos e PSB, os dois são subsecretários no governo Casagrande

Dois pré-candidatos a prefeito de Guarapari, na região metropolitana do Estado, pretendem caminhar juntos nas eleições municipais de outubro deste ano: Gedson Merizio (Podemos) e Ted Conti (PSB). Ambos fazem parte da gestão do governador Renato Casagrande (PSB), e a promessa é de que apenas um deles encabeçará uma chapa na disputa majoritária.

“Nós caminharemos juntos e tomaremos a decisão juntos, naquilo que for melhor para o ambiente político de Guarapari – para o desenvolvimento, para a atração de tecnologia, inovação, para Guarapari tomar um outro patamar na economia do turismo”, enumera Gedson Merizio, subsecretário de Inteligência e Inovação da Secretaria de Estado do Turismo (Setur).

“Nós temos as nossas pré-campanhas independentes, mas a gente tem a intenção de, lá na frente, aquele que estiver em melhor situação nas pesquisas, um compor com o outro. Então, até julho, quando saírem as pesquisas e forem realizadas as convenções, cada um segue o seu caminho. Nós estamos trabalhando juntos na formação das chapas de vereadores”, corrobora Ted Conti, subsecretário de Articulação de Políticas Intersetoriais da Secretaria de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades).

Gedson Merizio é ex-vereador de Guarapari e concorreu à prefeitura em 2020 pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), ficando em terceiro lugar, com 10,4 mil votos. Em 2022, já pelo Podemos, disputou uma cadeira como deputado federal e foi escolhido por 8,7 mil eleitores. Não foi eleito, mas, do total de seus votos, 7,7 mil saíram de Guarapari, o maior volume recebido por um candidato à Câmara Federal no município.

Informação do mercado político local é de que a mudança de Gedson para o Podemos em 2022 se deu em acordo com Renato Casagrande (PSB), a partir de uma avaliação sobre a composição da base do governador. Dois candidatos a deputados federais que acabaram eleitos pelo Podemos, Gilson Daniel (presidente estadual da sigla) e Victor Linhalis, são aliados de Casagrande.

“Estamos vivendo um período agora que é o das filiações. Estou gastando toda a minha energia para a montagem de um grupo do partido para que a gente consiga fazer o maior número de vereadores possível. Eu coloquei a meta de eleger de dois a três vereadores do Podemos, e ela vai ser atingida”, afirma Merizio, sem citar nomes de pré-candidatos.

Mais conhecido por sua carreira no telejornalismo, Ted Conti foi o terceiro deputado federal mais votado do PSB, em 2018, com 42,5 mil votos, ficando na suplência. Ele assumiu a cadeira com a ida de Paulo Foletto para a Secretaria de Estado da Agricultura. Nas eleições de 2022, já fora da Câmara, devido ao retorno de Foletto ao cargo, ele obteve 11,2 mil votos e não conseguiu se eleger. Do total que conseguiu em 2022, 2,3 mil votos saíram de Guarapari.

Ted Conti é um dos pré-candidatos que poderão ser apontados como representante da “Frente Guarapari que Queremos”, formada por partidos e organizações progressistas do município. Mas, dentre os quatro pré-candidatos do grupo, Conti é aquele que é visto com maior desconfiança interna, segundo informações de bastidores. Há quem diga que ele possui um “histórico anti-trabalhador” e precisa assumir compromissos programáticos para ser considerado.

“Eu e Merizio trabalhamos com a base do governador Casagrande. Quem quiser compor com a gente lá na frente, nós não temos nenhuma objeção, desde que as pessoas pensem no desenvolvimento de Guarapari. O problema é que Guarapari sempre teve uma política muito fragmentada, cada um puxando para o seu lado e deixando a cidade de lado. Precisamos de maior bairrismo, cuidar mais da cidade, e não cada um cuidar da sua própria política”, comenta Ted Conti.

No caso de Gedson Merízio, não é a primeira vez que ele assume acordos com outros pré-candidatos. Em 2020, ele desistiu na última hora de formar uma chapa com Carlos Von (Avante), que acabou ficando uma posição à frente da sua no resultado finalNa ocasião, Merízio entendeu que seu eleitorado criou uma expectativa em relação à sua candidatura e que o projeto de governo elaborado por seu grupo político não estaria se encaixando com o de Carlos Von.

Tabuleiro

Guarapari tem outro pré-candidato ligado ao governador: o deputado estadual Zé Preto, com quem Merízio afirma ter uma boa relação. Ele foi eleito em 2022 com 15,9 mil votos, sendo 12,2 mil somente na cidade que lhe serve de reduto, e também já havia cumprido dois mandatos como vereador. Após ter as portas fechadas no Partido Liberal (PL), ele migrou para o Progressistas (PP).

Sem Zé Preto, o PL tem cogitado lançar o também deputado estadual Danilo Bahiense como pré-candidato a prefeito. Ainda não há certeza se Bahiense será, de fato, o nome escolhido, mas o mais provável é que a sigla lance um candidato próprio para representar o campo bolsonarista.

O atual prefeito de Guarapari, Edson Magalhães (PSDB), que não poderá concorrer à reeleição, anunciou em um evento nessa semana que apoiará uma chapa com dois secretários de sua gestão na disputa para sucedê-lo: Emanuel Vieira, da pasta de Obras, e Tamili Mardegam, da Secretaria de Educação.

Vieira será o candidato a prefeito, concorrendo pelo União Brasil, e Mardegam ficará como vice, mas ainda não definiu por qual partido. A chapa surgiu de um acordo entre Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), União Brasil e Partido Democrático Trabalhista (PDT).

Na “Frente Guarapari que Queremos”, além de Ted Conti, são apontados como pré-candidatos: José Amaral (Psol), investigador da Policial Civil e professor de História; Oylas Pereira (PT), ex-vereador, policial civil aposentado e liderança comunitária; e Zazá (PV), ex-presidente da Associação de Moradores do Bairro Santa Mônica e vereador eleito em 2016 e 2020 – foi cassado em 2023 por desrespeito à cota de gênero por parte de seu então partido, o Podemos.

Da Câmara de Vereadores, duas figuras têm se apresentado como pré-candidatos para a disputa majoritária deste ano: Rodrigo Borges (Republicanos), opositor de Edson Magalhães, e Wendel Lima (MDB), presidente da Casa.