A atenção às perdas é parte de um trabalho minucioso executado pela BRK em Cachoeiro de Itapemirim, de modo a preservar ao máximo os recursos hídricos no município. Para isso, a concessionária, responsável pelos serviços de água e esgoto na cidade, atua no controle ativo de vazamentos não visíveis, de pressão nas redes e do nível de reservatórios para evitar extravasamentos, além de acompanhar as vazões na distribuição das redes. As ações permitiram que a companhia evitasse a perda de mais de dois bilhões de litros de água em 2022.   

O gerente operacional da BRK Cachoeiro, Marcos Pontes, explica que a área de Macromedição e Pitometria atua de forma específica no combate às perdas. “Entre as atividades realizadas estão o geofonamento de redes e ramais para localização de vazamentos não visíveis e visíveis, a análise de vazões mínimas durante a noite, os testes de fluxo (Step-Test), e o acompanhamento online de macromedidores, de Distritos de Medição e Controle (DMC) e de todos os reservatórios de água”, afirma Marcos Pontes.

Ele ressalta que o trabalho de geofonamento normalmente é realizado no período noturno, por causa da baixa intensidade de ruídos externos, principalmente de trânsito de veículos e atividade das indústrias. Com um equipamento chamado geofone, que faz uma escuta por meio de um estetoscópio, é possível detectar vazamentos ocultos e subterrâneos. “Esse é um trabalho que faz uma espécie de ultrassom da área captando ruídos e vibrações de vazamentos e que acontece todos os dias, entre 21h e 8h”, explica o gerente operacional.

No dia a dia da concessionária também são feitos o gerenciamento de pressões a partir do serviço de manutenção e instalação de válvulas redutoras de pressão em áreas com pressões elevadas. É uma ação considerada importante para reduzir e estabilizá-las e reduzir a quantidade de novos vazamentos.

Há ainda o combate a ligações clandestinas, com um departamento específico de controle; a redução no tempo de atendimento de reparo dos vazamentos visíveis e não visíveis em adutoras, redes e ramais; e a utilização de softwares e tecnologias direcionados à redução de perdas.

Entre elas estão o Pi System, um sistema de acompanhamento em tempo real das vazões, níveis dos reservatórios, pressão e corrente dos bombeamentos; o Epanet e WaterGEMS, softwares utilizados para estudos hidráulicos, simulação e dimensionamento de sistemas de abastecimento de água; e o ArcGIS, que consiste no cadastro técnico de todos os equipamentos que compõem o sistema de abastecimento de água da cidade (sede e distritos) de Cachoeiro de Itapemirim. “Esses softwares nos dão todo o apoio e direcionamento no combate às perdas de forma eficaz e planejada, otimizando o trabalho das equipes”, afirma Marcos Pontes.

Já com os Distritos de Medição e Controle, a BRK consegue subdividir e delimitar áreas menores para facilitar o controle das vazões. “O acompanhamento em tempo real dos DMCs permite direcionar as equipes no trabalho de pesquisa de vazamentos nas áreas que possuem uma vazão maior do que o previsto, atuando diretamente nas áreas mais críticas e com agilidade”, completa Marcos Pontes.

Destaque no cenário nacional

Cachoeiro de Itapemirim ocupa posição de destaque no cenário estadual e nacional de combate e redução de perdas no sistema de distribuição. Em 2021, ano do último levantamento do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), a concessionária registrou 23,36% de perdas, percentual abaixo da média estadual e nacional de 38,84% e 40,30%, respectivamente.

Em 2022, o levantamento da BRK apontou perdas de 23,45% e, para 2023, a companhia tem como meta manter o índice abaixo dos 25%. “A próxima meta a ser alcançada é atingir 19% no índice de perdas na distribuição até o ano de 2041”, explica o gerente operacional Marcos Pontes.

Hoje, a maior parte das perdas ocorre por conta de vazamentos no processo de distribuição, por fraudes e ligações clandestinas. “Por isso, é fundamental que os moradores fiquem atentos, colaborem fazendo a sua parte e entrem em contato com a empresa em qualquer sinal de vazamento”, ressalta Marcos Pontes.

Para informar sobre anormalidades no sistema de abastecimento de água, a população pode entrar em contato com a BRK pelos seguintes canais de atendimento: telefone gratuito 0800 771 0001 e WhatsApp (11) 99988-0001.