O game produzido no Espírito Santo “Capoeira, Origens” será apresentado no evento “Mercado de Indústrias Culturais (MICA) 2023 – Seleção de Empreendedores Criativos”, um dos maiores encontros de Economia Criativa da América Latina, que acontecerá no mês de junho, em Buenos Aires, na Argentina. Selecionado para representar o Brasil, o projeto é uma extensão do jogo eletrônico para celular “Capoeira, o Jogo”, elaborado pela empresa capixaba de desenvolvimento de jogos eletrônicos Mobo Games e viabilizado em 2021 pelo Edital “Cultura Digital”, da Secretaria da Cultura (Secult), com recursos da Lei Aldir Blanc.

O projeto foi selecionado para participar do evento internacional por meio do Edital de Seleção de Empreendedores Criativos, do Ministério da Cultura (Minc). Ambientado na cidade capixaba de São Mateus, no século XVIII, o game conta com histórias reais de personalidades importantes na luta contra a escravidão em solo espírito-santense, como Zacimba Gaba, o ferreiro Matheus Purquério e Viriato Canção de Fogo, personagens descritos no livro “Os últimos Zumbis”, de Maciel de Aguiar. O jogo tem uma história linear de 25 fases, que permeia o acontecimento de uma rebelião que ficaria conhecida como “Insurreição do dia de Nossa Senhora de Sant’Ana”, já em 1884.

Para o game designer, desenvolvedor do jogo e sócio-proprietário da realizadora Mobo Games, Leonardo Zamprogno, o projeto a ser apresentado, “Capoeira Origens”, é uma evolução natural do primeiro jogo e ainda em desenvolvimento. Segundo ele, serão incluídos na nova versão do game outras personalidades, novas missões e novos modos de jogo, como o modo “multijogador”, além de estar prevista a distribuição do jogo em outros dispositivos, como PCs e consoles de videogame. “Mesmo com o resultado expressivo de downloads e os prêmios que recebemos em “Capoeira, o jogo”, o fizemos com uma equipe extremamente reduzida de dois desenvolvedores, ou seja, além de mim, o Victor Hugo Korting, e também com dois ajudantes, o Mike Zairos nas ilustrações, e o Arthur Zamprogno, nas músicas”, destacou Zamprogno.

O game designer destacou também que o edital do Ministério da Cultura para participação no evento MICA 2023 veio em bom momento para solucionar a evolução natural do game. “O Edital do Minc demandou para que elaborássemos um projeto relevante para pleitear sua comercialização no evento e assim surgiu o projeto “Capoeira Origens”. Para tanto, estaremos no evento em busca de financiadores ou publicadores que possam nos ajudar a contratar uma equipe maior adequada para a tarefa”, disse.

Produzido pela empresa capixaba em 2021, “Capoeira o Jogo” recebeu prêmios como o primeiro lugar em Concept Art, na SBGAMES 2021, e shortlist, na CCPX 2022, e tem mais de 68 mil downloads na plataforma Google Play.

>>>>>Segue link para baixar o game “Capoeira, o jogo”: https://capoeiraojogo.com.br/download/

Edital de seleção de empreendedores criativos

Finalizado em março de 2023, o edital do Ministério da Cultura, que recebeu mais de 1.200 inscrições, selecionou 90 empresários das cinco regiões do País, divididos em nove áreas culturais distintas, sendo elas Audiovisual, Circo, Dança, Design, Editorial, Hip Hop, Jogos Eletrônicos, Música e Teatro, para participarem da 7ª edição do evento MICA, que será realizado no Centro Cultural Kirchner, em Buenos Aires, na Argentina, entre os dias 1º e 4 de junho deste ano. O MinC irá custear as passagens e a permanência para os empreendedores brasileiros selecionados para a feira.

O MICA é uma feira de mercado de indústria cultural da Argentina, que convida empreendedores de todo o mundo para realizar parcerias, negócios e investimentos no setor. A participação da Mobo Games, uma das empresas fundadoras da recém-criada Associação de Desenvolvedores de Jogos do Estado do Espírito Santo (Gamedeves), no MICA 2023, representa uma oportunidade para a empresa apresentar seus projetos e internacionalizar sua atuação, a fim de fomentar o mercado de jogos regional e nacional.